Escola de Falcoaria

     Criada por Rilvanio Rodrigues, biólogo. A escola de Falcoaria fica dentro da Fazenda Radical e abre as portas para que os visitantes tenham essa maravilhosa experiência de interação com a natureza. Com a ajuda de um instrutor, você poderá voar um gavião-asa-de-telha e aprender com as curiosidades das aves de rapina e mais sobre como são treinadas. 
     O passeio tem instrução teórica e prática, e orientado pelos instrutores também é liberado que você filme ou tire fotos, porém, é necessário obedecer às regras, pois tem um momento certo para tudo tratando-se de um animal, não é verdade?
     Atualmente, diversas pessoas frequentam a Falcoaria, tiram fotos espetaculares para as redes sociais e gravam toda a experiência para fazer diários no Youtube.
     Durante a interação, apenas um acompanhante pode estar presente com a pessoa que interage, seja para fotografar, gravar ou assistir.
     Não é aconselhado que crianças menores de 7 anos possam desfrutar da experiência, pois diferente dos animais de zoológicos, as aves não podem ser alimentadas e muito menos acariciadas por elas.
     As atividades com as aves possuem valores de R$15,00 a R$50,00 com duração de uma hora, incluindo o tempo de voo da ave, e devem ser agendadas, mas em caso de chuvas fortes, podem ser canceladas mediante solicitação da escola ou do participante, pois as aves não voam com facilidade nas chuvas fortes.
     A opção sem agendamento restringe-se a desistência ou não aparecimento de outros participantes.
     A escola de falcoaria também oferece palestras e um curso de Introdução ao Manejo de Aves de Rapina utilizando técnicas de Falcoaria.

     Aproveite a oportunidade de conhecer as espécies que a escola tem a apresentar, como o Gavião de Asa Telha, uma ave que mede cerca de 56 centímetros de comprimento e se alimenta de pequenos mamíferos, para caçá-los, a ave voa baixo e com alta velocidade.
     A escola também possui a ave Falcão de Coleira, que mede cerca de 45 centímetros de comprimento, se alimenta de pequenos animais invertebrados, como aves no máximo do tamanho de um sabiá, e se alimenta também de espécies peçonhentas. Persegue suas presas e pode caçar em dupla.
     Outra espécie que você encontrará na escola é a Coruja Suindara, que mede cerca de 36 centímetros de comprimento, e é uma das mais comuns no nosso País. Se alimenta de roedores e costuma ser vista em locais habitados por humanos, nas torres e telhados das igrejas.
     A falcoaria ensina a tolerância entre a ave e o homem, possibilitando às aves a reabilitação sem que após a soltura procure ambientes habitados para se alimentar.