Cachoeira dos Pretos

 

Conheça a Cachoeira dos Pretos, uma linda cachoeira da nascente do rio Piracicaba, um local de uma energia incrível que possivelmente fará a positividade aumentar em você.

A cachoeira fica em Joanópolis, nas montanhas da Serra da Mantiqueira, dentro do Parque Municipal da Cachoeira dos Pretos.

Quem vai a Monte Verde no verão, não perde a oportunidade de visitá-la. Mas não pode esquecer do protetor solar.

A queda d’água da Cachoeira dos Pretos é fantástica, tem 154 metros de altura e o barulho que faz aumenta a nossa conexão com a natureza.

O percurso do centro até o Parque é asfaltado, mas até a cachoeira é necessário fazer uma trilha, embora seja de baixa dificuldade, é necessário atenção quando se trata de uma área de preservação.

O Parque possui chuveiros para quem deseja tomar uma ducha antes de ir embora e piscinas naturais para se divertir com a família, mas muito cuidado com saltos na água, pois pode haver pedras escondidas, e as pedras aparentes podem ser escorregadias e causar acidentes.

Também tem diversão com esportes de aventura; são trilhas pela mata, boia-cross para os mais descolados; rafting, mas com equipamentos de segurança; arvorismo para quem gosta de atravessar um percurso pelas árvores nas alturas e passeio de Jipe; bom para quem quer “evitar a fadiga” e subir até a cachoeira de forma divertida e rápida. Sem dúvidas o Parque é uma ótima opção para a família, inclusive para as crianças que se divertem tomando banho nos lagos.

O local já possui restaurantes, loja de doces e lanchonetes com ótimos cardápios que tem deixado o Parque ainda mais especial. E não é todo dia que você tem a oportunidade de comer com uma bela vista, não é mesmo? Os restaurantes te dão a possibilidade de comer em meio a natureza. Mas não se preocupe, nenhum lixo é lançado na área de preservação ambiental.

Para voltar ou chegar a Monte Verde você passará por uma estrada de terra, que não é difícil de caminhar, mas no caso de estar chovendo ou de ter algum visitante com deficiência física, faz-se necessário o uso de um carro, mas vale a pena o percurso para aproveitar a paisagem.

Alguns moradores contam que o nome da cachoeira se deu na época dos escravos, porém deixando de lado as lendas, a cachoeira tem esse nome porque os antigos donos tinham o sobrenome de Pretos, por isso se chama Cachoeira dos Pretos.

Ao passear por Monte Verde, reserve um tempo para visitar a Cachoeira do Pretos e se encante com a beleza das águas e com a natureza exuberante que existe no local, aproveite cada ponto turístico que Monte Verde e seus arredores oferecem. Os guias de turismo podem ajudar você a encontrar todos os pontos turísticos da cidade com a facilidade e a segurança que você precisa para aproveitar cada minuto da viagem. Aproveite!