Orquidário de Monte Verde

Monte Verde, uma pequena cidade na Serra da Mantiqueira, que possui quase 5 mil habitantes, deslumbra seus visitantes com sua bela paisagem em harmonia com a natureza, sua gastronomia surpreendente e seus atrativos para aventuras. São diversas atrações, festivais, fábricas, lojinhas, trilhas e muito mais. Por lá você também encontrará orquídeas.

Ah, quem nunca parou para admirar uma bela orquídea? Se nunca admirou, no orquidário de Monte Verde você não observará apenas uma, mas sim, mais de 1500 espécies de orquídeas. Não é fantástico?

Você poderá visitar as estufas e tirar fotos nesse belo cartão postal. Para os românticos, não há quem resista a belas orquídeas, e se resistir, o orquidário também conta com 150 espécies de plantas carnívoras, bromélias, suculentas e cactos. São muitas espécies de plantas exóticas para você admirar e se divertir.

O Biólogo José Mauricio Piliackas, sócio proprietário do orquidário MV, soube preparar o ambiente para receber os turistas, realmente trata-se de um local encantador e muito bem cuidado. Ele também oferece palestras e cursos sobre as orquídeas, e apostilas no site oficial sobre as plantas carnívoras, além de excursões para as escolas. 

Se você pensa em levar uma orquídea para dar de presente ou para decorar sua casa, atente-se aos cuidados que ela necessita para se manter linda e radiante como no orquidário.

Para cuidar bem das suas orquídeas, você precisará de um vaso de barro, pois em vasos de plástico a raiz apodrece com mais facilidade. A orquídea precisa de pelo menos dois dedos de espaço na superfície do vaso. Procure esterilizar os instrumentos que utilizar para a poda das plantas, pois elas podem contrair doenças. Após a poda, use canela em pó para ajudar na cicatrização da planta. Quando surgirem os novos brotos, deixe-os livres e não os encoste na parede.

As plantas carnívoras também recebem muita atenção no orquidário. As lindas plantas carnívoras atraem insetos para se alimentarem. O biólogo diz que é comum que algumas pessoas cutuquem a dionaea a fim de verificar como ela se fecha, porém, não é aconselhável, pois isso faz com que a planta gaste muita energia. As curiosas plantas carnívoras podem atacar de forma ativa, passiva ou semiativa.